Mesmo em mercados altamente competitivos e sofisticados, líderes globais em diversos setores estão alcançando resultados excepcionais ao adotar soluções inovadoras, como o IBM Maximo.
Se você ainda não conhece o IBM Maximo e seus benefícios, recomendo que leia este outro artigo antes de continuar, porque agora exploraremos exemplos reais de sucesso desta avançada plataforma de Gestão de Ativos em empresas renomadas, como Toyota e Boston Dynamics.
Toyota
A Toyota é uma renomada empresa automobilística com sede no Japão, reconhecida mundialmente pela sua excelência na produção de veículos.
Fundada em 1937, a empresa tem se destacado como uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, combinando inovação, qualidade e eficiência em seus produtos.
Com uma longa história de sucesso e liderança na indústria automotiva, a Toyota tem sido pioneira no desenvolvimento de tecnologias avançadas, como sistemas híbridos e veículos elétricos.
Ao unir forças com a IBM, após implementar o sistema Maximo, a empresa experimentou melhorias impressionantes em várias frentes.
Houve uma redução significativa no tempo de inatividade, que reduziu 50% em relação à operação pré-implementação do IBM Maximo.
Além de redução no custo de manutenção em 25% e redução de quebras aleatórias em incríveis 70%.
Este case de sucesso, demonstra como empresas altamente eficientes como a Toyota também podem obter grandes vantagens com a utilização da plataforma Maximo.
Kone Corporation
A KONE é uma renomada empresa finlandesa líder global em soluções de elevadores, escadas rolantes e portas automáticas.
Com uma história que remonta a 1910, a KONE tem se destacado pela inovação e excelência em tecnologia no setor de transporte vertical.
A KONE oferece uma ampla gama de produtos e serviços para tornar a locomoção em edifícios mais eficiente, segura e confortável.
A empresa também é conhecida por sua ênfase na qualidade e segurança, oferecendo soluções personalizadas para atender às necessidades individuais de cada projeto.
Com sua reputação de confiabilidade e inovação, a KONE tem conquistado a confiança de clientes em todo o mundo e continua a impulsionar o futuro do transporte vertical.
Após a implementação do IBM Maximo para gestão de seus ativos, a empresa conseguiu reduzir significativamente o tempo de paradas não programadas e diminuir o tempo médio dos reparos.
Além de aumentar em 25% o índice de sucesso no primeiro conserto e diminuir em impressionantes 60% as ligações de clientes insatisfeitos.
Sund & Bælt
A Sund & Bælt possui e opera algumas das maiores infraestruturas do mundo, incluindo a Ponte do Grande Belt — uma combinação de ponte e túnel de 17,7km, sendo o maior projeto de construção da história dinamarquesa.
A empresa sabia que um de seus maiores desafios era o processo lento e manual de realização de inspeções regulares de manutenção.
Para inspecionar as pontes, a Sund & Bælt costumava contratar montanhistas para escalar as laterais e tirar fotos para análise.
Uma inspeção poderia demorar até um mês, e o processo precisava ser repetido com frequência para pontes perto de oceanos ou em outros ambientes corrosivos.
A empresa também precisava inspecionar todos os seus túneis e outros elementos de infraestrutura.
Para inspecionar e manter a infraestrutura civil de maneira mais avançada tecnologicamente, a Sund & Bælt buscou um parceiro com experiência global e recursos abrangentes.
A empresa escolheu a IBM e, juntas, se uniram para criar o que se tornou a solução IBM Maximo for Civil Infrastructure.
A nova solução inclui o IBM Maximo Application Suite, que auxilia a Sund & Bælt na inspeção de infraestruturas, acessar insights com dispositivos móveis no local e usar a tecnologia AI para analisar com cuidado as condições de pontes, túneis e outros elementos de infraestrutura.
A empresa viu benefícios que estão a caminho de gerar valor significativo nos próximos 10 anos.
Segundo Bjarne Jørgensen, Diretor Executivo da Empresa, “dentro de um período de 5 a 10 anos, esperamos um aumento na produtividade de 15% a 25%”.
Com inspeções simplificadas e gerenciamento de ativos em tempo real, a empresa pode melhorar consideravelmente seu tempo de respostas.
“Estamos analisando como podemos reduzir os riscos e reduzir o tempo desde o momento em que vemos um incidente até o momento em que podemos repará-lo. Estamos vendo uma redução de tempo de mais de 30%”, diz Jørgensen.
Com uma melhor compreensão da integridade dos ativos sob sua gestão e dos riscos a serem resolvidos com a manutenção proativa, Jørgensen estima que a solução ajudará a aumentar a vida útil de pontes, túneis e outros ativos.
“É aqui que fica realmente interessante. Nossa ponte Storebælt (Grande Cinturão) foi construída para uma vida útil de 100 anos, mas com o uso correto de dados e soluções digitais, esperamos aumentar a vida útil da ponte em mais 100 anos. Ao aumentar o tempo de vida, também estamos diminuindo nossa pegada de carbono total.”
IBM Maximo é a solução que sua empresa precisa
Ao demonstrar como o IBM Maximo pode gerar resultados impressionantes em empresas globais, fica claro o poder que esta plataforma de gestão de ativos tem para impulsionar a produtividade de organizações em qualquer segmento.
Quanto maior e mais frequentes forem os problemas com manutenção, tempo de inatividade e quebras aleatórias, maiores serão os benefícios em implementar o Maximo em uma organização.
Curioso(a) para descobrir se o IBM Maximo também conseguirá elevar sua empresa para o próximo nível?
Então utilizar o botão abaixo para entrar diretamente em contato com um de nossos consultores e agendar uma avaliação.